quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Toyo Ito

A atividade dessa semana da aula de informática consiste em criar um panorama com as obras de um arquiteto definido pelos professores. O profissional que devo expor a obra é Toyo Ito. Ito é um arquiteto japonês formado na Universidade de Tóquio, é considerado um dos arquitetos mais inovadores e influentes da atualidade. Trabalhou com um dos arquitetos japoneses mais renomados antes de conquistar seu próprio espaço. Através de obras como “White U” e “Silver Hut” o arquiteto criou novos conceitos para a moradia nas cidades modernas.
Toyo Ito tem discutido a relação entre a cidade moderna e seus habitantes com a arquitetura. Desenvolve uma teoria dentro da idéia de espaço urbano, Ito considera que na nossa época há um espaço fictício e imaginário que coexiste com o espaço real. Acredita que Tóquio é uma cidade simulada em que as pessoas vivem em realidades também simuladas. Ou seja, em um mundo como o de hoje em que a informação é o que tem real valor, “cada um tem um corpo virtual que é criado pela ação da informação”.

Construções utilizadas no panorama:
. Ventilation Tower, Yokoama, Japão, 1986
. Mikimoto, Tokyo, Japão, 2006
. Mediathèque, Sendai, Japão, 1995
. Crematorium, Kakamigahara, Japão, 2007
. Mickerwork, Bruges, Belgica, 2002
. Serpentine Gallery Pavilion 2002, Londres, Inglaterra, 2002
. Tama Library, Tokyo, Japão, 2007
. Tod’s Omotesnado, Tokyo, Japão, 2004



FITA UTILIZADA PARA MONTAGEM DO PANORAMA

Mapeamento de ambiente 2.0

Para não fugir do hábito, hehehe, aqui está o mapeamento após as críticas dos professores. Acrescentei o fluxo e melhorei o recorte da pessoa que está deitada.

domingo, 31 de agosto de 2008

Ambiente público da E.A.


Este é o segundo trabalho feito utilizando Photoshop. Dessa vez a tarefa era fotografar algum lugar público da Escola de Arquitetura e evidenciar três fatores: luminosidade, fluxo de pessoas e uso do ambiente.
O local escolhido foi o espaço existente embaixo da árvore do pátio. Evidenciei a luminosidade aumentando o brilho do plano de fundo, dessa forma as partes em que o sol batia ficaram ainda mais claras e chamativas. Acredito que o uso do local e o fluxo de pessoas estejam bem interligados. Além disso escolhi um lugar que não é um ambiente de passagem, como um corredor por exemplo, as pessoas que passam por ali geralmente param nesse lugar. E para evidenciar o uso inseri várias imagens de diferentes formas de aproveitar a sombra que a árvore fornece.

Photoshop 2.0

Novamente os professores nos deram a oportunidade de melhorar o trabalho. Nessa nova versão, coloquei o relógio ocupando toda a parede do fundo, como se fosse uma pintura ou um papel de parede. Melhorei o recorte das pessoas para que ficassem mais naturais na imagem. Aém disso inseri um efeito de movimento nas pessoas que estão andando.