quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Sensação recauchutada

Essa é a nova versão da minha sensação relativa à sala dos Profetas do Futuro do museu OI FUTURO. Mantive a mesma idéia, a de criar um ambiente fechado e um pouco tenebroso e representar uma fulga para um espaço agradável e interessante. Para representar o ambiente fechado criei uma imagem destorcida e de cor escura, seu lado de dentro é revestido por imagens também escuras dos três profetas que assisti no museu: Oscar Niemeyer, Nostradamus e Einstein.
A idéia de fulga representei através de pequenos planos criados em diferentes direções e lados. Também inseri nesses planos as imagens dos profetas para representar que a viagem (mental) para fora da sala se dá através das informações fornecidas pelos profetas.
Este é o vídeo da minha sensação:


segunda-feira, 22 de setembro de 2008

"Arquitetura como instrumento ético frente às tecnologias de disjunção espaço-temporal"

Na aula de Plástica foi solicitado aos alunos que lêssem um trecho do livro "Cinco Textos sobre Arquitetura" do professor Cabral.

Achei o texto um pouco confuso, mas consegui absorver alguns conceitos importantes. Entendi que essa relação espaço-tempo é fundaental na vida de um arquiteto. Ao pensar e projetar um objeto ou ambiente, cabe ao profissional exergar a situação como um todo. Uma construção realizada sob essa ótica abre espaço para o usuário e permite diferentes interpretações e usos. O arquiteto não deve se limitar às possibilidades aparentemente apresentadas, deve expandir suas idéias e tentar e além.

Construções alternativas

Como mencionado anteriormente estamos trabalhando com objeto interativo na aula de Plástica e Expressão Gráfica. Para auxiliar a construção dos objetos os professores sugeriram que visitássemos três sites relacionados à designer.
Meu favorito foi Design for the other 90%. O título retrata exatamente o conceito do projeto: considerando que os designers focalizam em criações de alto custo que só podem ser adquiridas por 10% da população mundial, a proposta é criar produtos e serviços de baixo custo e fácil acesso aos outros 90%. Alguns dos experimentos são muito interessantes, como o Solar Aid, um aparelho de audição com baixíssimo custo energético e o MoneyMaker Block Press, que possibilita a fabricação de blocos de terra e cimento utilizados para construção de casas, escolas e prédios comerciais. O experimento que mais chamou minha atenção foi o Q Drum. Em países subdesenvolvidos algumas pessoas não possuem fácil acesso à água em boas condições de uso, e muitas vezes são obrigadas a caminhar longas distâncias carregando galões pesados e que cabem pouca água. O Q Drum consiste em um container de longa duração e fácil rolagem, e pode comportar até 75 litros de água. A foto a baixo mostra sua utilização. Essa é uma alternativa inteligente para um problema que poucos dão atenção, seria muito bom se profissionais como arquitetos, engenheiros e designers seguissem esse exemplo e se dedicassem um pouco à causas de minorias. Vale a pena tentar fazer o mundo um pouquinho melhor.
"Q DRUM" AUXILIA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA NA COLETA DE ÁGUA
Outro site sugerido pelos professores foi o Dunne & Raby. Nesse caso, o objetivo é utilizar produtos e serviços para estimular a discussão entre designers, o meio industrial e o público, sobre as implicações sociais, culturais e éticas da tecnologia emergente. Achei os projetos um pouco vagos e ao contrário do Design for the other 90% não há um objetivo claro e de interesse, direto ou indireto, da sociedade como um todo.
O terceiro site é o do professor de designer Noam Toran. Toran produz filmes e objetos utilizados para investigar anomalias do comportamento humano. Embora eu não tenha compreendido muito bem os projetos, a visita ao site foi interessante para despertar a idéia de novas possibilidades para o trabalho de um designer.
Os três sites acrescentam novas idéias ao conceito de construir objetos e sem dúvidas ajudam à ampliar as possibilidades e libertar mais o lado criativo.

domingo, 21 de setembro de 2008

Sensação em Sketchup


A atividade da semana passada na aula de informática foi modelar uma sensação utilizando o programa Sketchup. Considerando que esse é um programa para modelagem de estruturas e construções, esse foi sem dúvidas um desafio.

A sensação deveria ser em relação à algum lugar do museu OI FUTURO. Escolhi a sala Profetas do Futuro que me chamou muito atenção. Achei a sala um pouco sombria e construí um cubo preto que representa o medo, a escuridão. Por outro lado a fala dos profetas é muito interessante e transmite novas idéias e conhecimentos. A sensação de curiosidade e interesse pelo novo eu representei através dos túneis amarelos, que seriam espécies de janelas para fugir do desconhecido.