terça-feira, 30 de setembro de 2008

MAP

Fizemos uma visita ao Museu de Arte da Pampulha para fazer uma análise do local sob o ponto de vista arquitetônico. Projetado na década de quarenta por Oscar Niemeyer, foi construído para ser um cassino. Muito bem articulado para exercer essa função o edifício possui algumas características singulares muito interessantes que foram levantadas durante a visita. O saguão principal possui uma longa rampa central que leva o andar térreo ao primeiro patamar elevado, há também uma escada em espiral, assim a transição entre os andares podia ser feita de duas formas. A parede de fundo desse saguão é enorme e toda recoberta de espelhos, esses logo, possibilitando um jogo de charme e sedução entre os usuários do cassino. O edifício se localiza em uma pequena península na lagoa e por ser cercado por uma parede de vidro possibilita uma visão de quase 360° da lagoa. O prédio possui uma sala muito interessante chamada de sala do eco, um modelamento específico do teto em um formato circular causa um efeito de eco somente na parte central da sala criando um efeito que foi muito útil na época em que o cassino funcionava.
Como cassino todas essas características eram excepcionais, porém pudemos constatar que quando o edifício é utilizado como museu, essas características podem atrapalhar ou simplesmente perderem seus significados. Para realização de exposições foi necessária a instalação de paredes na frente da parede de vidro, fazendo com que seu efeito se perdesse quase que completamente. A longa rampa e a escada espiral não favorecem o deslocamento em um museu e a parede de espelhos interfere no espaço tirando a atenção das obras. Fomos informados de que as obras que são expostas são escolhidas de forma que possam dialogar diretamente com o local. Não consegui observar essa relação entre as obras e o edifício. Muito pelo contrário, alguns aspectos da exposição, como os adesivos colados na fachada do museu, sob o meu ponto de vista não encaixaram harmonicamente.Como atividade da excursão os professores pediram que nos organizássemos em duplas e cada um selecionasse cinco aspectos do local que nos chamou atenção, depois as duplas deveriam se reunir e decidir em comum acordo quais foram as cinco melhores escolhas da dupla.

Nenhum comentário: